terça-feira, 26 de abril de 2011

Esponja Vegetal é bem mais legal


Outro dia li uma matéria bárbara, sobre consumo sustentável, que afirmava que o consumismo nos foi ensinado. Por exemplo: antigamente, todos compravam grãos e cereais a granel. Aos poucos, fomos aprendendo que na embalagem plástica ou na caixinha era melhor. E o hábito de se comprar pequenas quantidades, de pequenos comerciantes, pesadas na sua frente e embalada em sacos de papel, se perdeu. Pelo menos nos centros urbanos.

A matéria me fez lembrar que, a vida toda, minha mãe lavou louça e nos deu banho com bucha vegetal. Por algum motivo, "aprendemos" que a esponja de espuma sintética era melhor. E a pobre da bucha tão simpática e eficiente deixou de comparecer nas nossas pias e banheiros.

Pois a minha atitude eco-amigável do momento foi voltar a utilizá-la na cozinha, pois no banho só uso ela!!! E listo aqui algumas dicas e benefícios para você banir de vez as pouco ecológicas buchas de espuma sintética:

1. Eficiente: Na pia a bucha vegetal lava tão bem quanto a sintética. Não risca. E se precisar de maior abrasão é só adicionar um pedacinho de bombril. No banho é excelente esfoliante, massageia e estimula a circulação (anticelulite). E é maravilhosa para lavar pezinhos encardidos.

2. Mais barata: Uma bucha inteira custa muito pouco e pode ser cortada em vários pedaços, rendendo bastante.

3. Higiênica: Demora bastante em desenvolver fungos e pode ser fervida sempre que você quiser higienizá-la.

4. Sustentável: a bucha é um vegetal. Não utiliza petróleo ou produtos químicos como as sintéticas e sua degradação não deixa nenhum resíduo esquisito no planeta.

5. Apóia o pequeno agricultor: A bucha vegetal é produzida por pequenas famílias de agricultores e comercializada (leia mais na seção dicas) por pequenos comerciantes. Ao consumi-la, você estimula esta importante e muito mais sustentável cadeia produtiva.

Dicas:

1. Uma reclamação comum é que a bucha é áspera. Isso acontece nos primeiros dias. Na pia, não é problema algum. Na pele, basta não pressioná-la tanto nos primeiros dias. Se quiser amaciá-la mais rapidamente, dê uma fervura ou deixe de molho por uma noite em água com vinagre ou no amaciante diluido em água (que dá um cheirinho gostoso).

2. Não compre bucha vegetal em grandes supermercados. Eles cobram uma fortuna e os pedaços são embalados em plástico. Prefira as feiras livres ou mercados municipais que vendem buchas inteiras, sem embalagem. São lindas, muito mais baratas e rendem bastante. Duas ou três buchas inteiras garantem alguns meses de lavagem de louça e banhos ecológicos.

3. Combine sua bucha com bombril quando precisar remover crostas mais difíceis.
 
Agradeço de coração a autora desta matéria, Tais Vinha do Blog OMBUSMÃE, com esta informação tão legal que quis compartilhar com vocês!
 
Logo, Logo mostro o que andei aprontando por estes dias que ainda sumidinha!!!!
 
Beijos da Mel pra vocês!!!

5 comentários:

  1. Oi Mel tudo bem?
    Amei essa dica da esponja, muito boa matéria.
    Nossa me fez também lembrar que quando criança só usavamos bucha assim e era muito fácil de ser encontrada nas vegetações perto de nossa casa mesmo.
    Meu marido só usa essa bucha para tomar banho, diz que limpa bem melhor.

    bjs
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mel, menina linda!


    Tem um selinho esperando por vc lá no blog!

    Um beijo enorme!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. legal o post. minha mae usava quando eu era criança. agora só usamos as sinteticas, vou tentar usar novamente...bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post. Minha mãe me contou que quando criança só usava bucha vegetal, até mesmo para lavar os pratos.
    Gosto muito dessa bucha pra esfoliar a pele!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Adorei o post!
    Lembro de ter tomado mto banho com a bucha vegetal. Mas na cozinha não sabia do seu uso, ou, pelo menos, não lembrava.
    Foi ótima a dica para amaciar a bucha!
    Há algum tempo, ano passado, tentei voltar a usar, mas desisti pq achei mto áspera e tava machucando. Minha filha detestou!
    Agora, com sua dica, vou tentar novamente. E vou experimentar na cozinha.
    Aqui pertinho de casa tem feira, vou procurar.
    Obrigada!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...