quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Eu sou uma Crafter e Você?



Crafters são artesãs com um novo perfil. São estudantes,  mães e  executivas de áreas distintas, que têm em comum uma paixão por atividades manuais criativas. Gente que gosta de por a mão na massa e criar seus próprios objetos. Elas estão conectadas na rede para aprender técnicas, se inspirar e compartilhar idéias. Blogar muitas vezes também faz parte da rotina destas artesãs conectadas,  bem como trocar informações com outras crafters que estão em outras cidades e até outros  países.

Muitas crafters não se contentam  em reproduzir uma técnica, elas vão sempre além e acrescentam seu toque criativo, único, original em tudo que fazem. Usam técnicas tradicionais para produzir objetos originais e inusitados.  Bordado em ponto cruz ? Sim, mas com desenhos de filmes cult.  Patchwork ? Só se for o moderno.


Algumas crafters aprendem tricô e crochê assistindo vídeo-aulas no Youtube e vão as ruas encapar os postes com malhas coloridas ( já  ouviram falar de tricô de guerrilha ? ). As mais experientes até produzem vídeos caseiros  e ensinam tricô para iniciantes que nunca pegaram numa agulha.


Crafters são ousadas. As mais empreendedoras transformam seu hobby em negócio e se jogam na web para vender seus trabalhos em sites de e-commerce.


Mas ser crafter  vai muito além de blogar e costurar, é acima de tudo um estado de espírito. Se você olha para uma garrafa plástica vazia e a sua mente fica borbulhando de idéias criativas sobre o que fazer com ela você provavelmente tem um DNA de crafter. Se você não pode ver uma camiseta lisa e fica pensando nas possibilidades de customizá-la, o bichinho do craft já te mordeu.   Se você acha mais bacana fazer em casa do que comprar produtos massificados … wéeeeee…… alarme craft  disparando !


Se algumas pessoas tinham uma percepção ruim sobre o artesanato o craft veio pra apagar os estereótipos. Já foi-se o tempo em que pintar camiseta era coisa de hippie e  tricotar apenas para vovós. Quer um exemplo ? Máquina de costura voltou a ser objeto de desejo de muita gente jovem. Quem diria, né ?


E você, é crafter ?  Se ao terminar de ler este post você for correndo pesquisar técnicas e nomes que aparecem aqui no Google  as chances são muito grandes.

(Texto original publicado na revista Make, em Março de 2011, que encontrei no Blog SuperZiper, este blog é o máximo e já até coloquei ele na minha lista de blogs, além de ser seguidora fiel, façam uma visita lá, vale a pena!!!)

Beijos Craftados  da Mel

5 comentários:

  1. Vim agradecer a visita sempre tão carinhosa bjs amiga.

    ResponderExcluir
  2. Mel, que texto maravilhoso!!!

    Eu tenho DNA crafter!!! rsrsrsrs adorei.....

    Obrigada pela dica do blog!

    Beijocas, amiga!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel querida tudo bem com vc?
    Saudades viu.
    Eu adorei esse texto, e digo com certeza que sou uma crafter.

    Beijos
    http://ursulinodecor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma crafter! Acabei de descobrir isso! Sempre me achei artesã, mas sempre senti isso como algo antigo! Crafter é muito mais a minha cara!
    É isso aí!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto!!
    Definitivamente somo crafters!!
    Só ainda não tenho uma máquina!! Meu sonho de consumo! ahhhh!


    Bjs... bom início de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...