sábado, 14 de maio de 2011

Arte Francesa - Faça Você Mesmo

Este é o primeiro PAP eu mesma fiz e que posto....
Não sei se ficou bom, me digam vocês depois...
Esta foi minha 3ª peça em arte francesa, foi uma encomenda de um amigo de meu amore, para dar a sua mãe de dia das mães... ela tem um restaurante na cidade e decidimos fazer um quadro temático rsss.
Então vamos lá:


  
Vamos usar: quadro para arte francesa, isopor fininho {eu sempre lavo e guardo aquelas bandejas que vem com frios (presunto e mussarela) para reutilizar (é a reciclagem aí)}; fita dupla face, cola para isopor, cola gel para o papel, silicone para colar o vidro do quadro, tesoura pequena e pinça.

Primeiro compre um quadro próprio para arte francesa, ele é mais profundo e tem na frente um vidro que será colado com silicone no final (ele é colocado como se fosse uma gavetinha, que entra por uma das partes do quadro que é aberta).
Pinte da cor que preferir, e depois já envernize... detalhe não pintei por dentro porque vou fazer o trabalho por cima....
Escolha a figura que você fará a arte francesa. No meu caso,  resolvi fazer com 3 camadas de profundidade ou 3D... então vou precisar de 3 figuras iguais... tem alguns papeis para arte francesa que já vem pronto a figura e o que você irá dar de destaque. Neste caso eu mesma decidi qual parte da figura vou destacar.


Com uma tesoura pequena você ira cortar as partes que vai destacar. eu decidi dar destaque em 2 andares: a cebola, e o alho que estão na prateleira ao lado do cozinheiro, o chapéo, o avental, o bigode do cozinheiro, o saco de carvão e as linguiças que estão no espeto. E decidi também dar um destaque com só 1 andar (pra ficar diferente) o garfo, o pimenteiro e o saleiro.

Olha como as figura são pequeninas... algumas nem chegam a um centímetro, por isso tem que ser recortadas com uma tesoura bem pequena para dar mais precisão...

 
Usei outro pedaço de papel para decoupagem, recortei as laterais que vão no quadro fazendo uma segunda moldura na figura, pois como podem ver a figura principal não está do tamanho do quadro, nem sempre a gente acha pra comprar do mesmo tamanho, daí tem que improvisar.... Cole elas com cola gel na parte de dentro da caixa:
 Ficará desta forma...

 Depois peque a figura e risque no isopor o tamanho, depois faça um risco menor que a figura e recorte, pode ser com a tesoura (porque o isopor é fininho) ou com um estilete. Veja que o tracejado é do tamanho da figura normal, e o risco reto eu diminui meio centimetro.
Cole do lado oposto ao da figura com cola para isopor, e ficará assim.

Depois recorte pedacinhos de isopor e cole com cola para isopor em cima das figuras que vamos destacar com 2 camadas, que será a cebola, o alho, as linguiças, o chapéo, o avental e o saco de carvão, veja na figura que destaquei com circulos vermelhos como ficarão.

 Agora cole com cola de isopor por cima do que destacou com isopor as figuras recortadas, e ficará assim...

 aqui um close pra vc ver melhor...

Agora usando a fita dupla face e a pinca para colocar melhor... Recorte pedacinhos bem pequenininhos de fita onde vamos destacar apenas com 2 andares, que serão o pimenteiro, o saleiro e o garfo do cozinheiro que estão na prateleira do lado... com excessão do bigode que levará 2 camadas, mas por ser bem pequeno é melhor fazer com fita as 2 camadas do que com isopor, vejam com os circulos vermelhos na figura.... depois retire a camada amarela da fita e cole as figuras.

Depois em cima das partes que vc colou uma primeira camada de figuras em cima dos pedaços de isopor vamos colocar uma 2 camada. Esta será com fita dupla face... daí vc pergunta pode fazer tudo com isopor, ou tudo com fita dupla face? Pode sim, só que o isopor tem uma altura maior que a fita dupla face, e para dar uma profundidade diferente na figura fiz das duas formas... mas para figuras muito pequenas eu aconselho a fita dupla face que é mais fácil de colar e não deixa rebarbas mostrando. Com o isopor mostra por causa da cola....
Aí está o resultado do trabalho, não é tão difícil né?
Fiz uma foto na lateral para vcs verem o efeito de 3D que a figura fica.

Depois de tudo pronto é só colar o vidro com silicone e esperar para secar o siliconte por 24hs!

Existem outras formas de se fazer arte francesa, usando só cola silicone, e recortes de figuras diferentes, mas esta é uma forma mais fácil para quem está começando...

Este foi meu primeiro passo a passo, talvez tenha ficado meio confunso, se alguém não tiver entendido algo, me pergunte e terei o prazer de explicar melhor... espero que tenham gostado e inspirado vcs a fazerem também... se alguém fizer algum me mande para eu postar...
E quem não tiver a habilidade para os trabalhos manuais, ou não tenha tempo de fazer, e queiram um deste, ou de outro motivo ,é só me encomendar!

Beijos de Melissa

17 comentários:

  1. ficou lindo, mas nao sei se consigo, nao tive coragem de fazer ainda,mas vou tentar qualquer hora...bjos e parabéns. seu pap esta bem orientado.

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo ... lindo e super bem explicado.

    ResponderExcluir
  3. OI Mel que trabalho lindo e fofo. O pap não ficou confuso não deu pra entender direitinho viu.
    Obrigada por compartilhar com a gente esse lindo trabalho.

    Tenha um lindo dia!!

    Beijos
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou maraaa, maravilhoso mesmo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Líndissimo!Você tem talento.Bjo e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!!! Adorei!!! Bjs e obrigada ela dica.

    ResponderExcluir
  7. Mel, esse pap está espetacular!!! Será que eu consigo fazer? Se eu conseguir mostro a vc!

    O filhote tá melhor amiga, obrigada pelo carinho!

    Bjsss

    Lu

    ResponderExcluir
  8. Mel, ficu lindo, o pap esta perfeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. que fofo, e seu passo a passo está excelente...

    beijos, Mayana

    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Mel, minha primeira visita no seu cantinho e virei seguidora...
    Li vários posts e adorei tudo.
    Estou reformando meu apto e vi que por aqui vou ter várias idéias pra decoração!

    Passa no meu apto pra uma visita
    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
  11. Oi Melissa!

    Lindo o seu blog e as suas artes, adorei!

    Bjs Rosa

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhhhhh que lindoooooooo
    Melissa ameiiiii
    Você tem jeito pra coisa.
    Conheci esse tipo de quadro esse final de emana numa casa de artesanato e apaixoneiiii
    Ficou lindo, parabens!

    Se quiser, dá uma passadinha no meu blog

    www.ofabulosovestir.blogspot.com

    E se gostar pode seguir que vou adorar te seguir de volta!

    ResponderExcluir
  13. Oi Melissa,
    Adorei o seu passo a passo.
    Seu blog é maravilhoso.
    Olhe o meu, tem um passo a passo de um porta-pães, bem legal.
    http://artesanatosdepenha.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Você é muito talentosa!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a técnica, ficou maravilhoso...

    ResponderExcluir
  16. Oi Melissa,
    realmente você consegue explicar de forma clara e precisa tudo o que se tem que fazer. Vou tentar fazer um para dar de presente a minha médica que terá gêmeos. Depois digo pra você como ficou.
    Obrigada por repassar a tecnica no seu blog.
    Beijos,
    Uyára

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...